Mesmo vivendo num mundo maioritariamente digital, um cartão de visita da sua empresa é fundamental para o desenvolvimento da sua marca e para captar novas oportunidades. São ferramentas pequenas e no entanto muito eficazes. Mesmo que pareça uma práctica antiquada, os cartões de visita ainda possuem prestígio e grande valor no mundo do networking.
Para além de utilizar a Internet a seu favor, passar o seu cartão de visitas para uma versão digital pode ser um grande diferencial para seu negócio, e com o tempo, irá deixar o tamanho do seu cartão de visita e as suas informações ainda mais modernas, criativas e para lá de profissionais.
Então, preste atenção a este artigo, veja a importância de ter um cartão de visita, além de descobrir as características ideais para ter sucesso e visibilidade, sem cortar a dimensão do seu cartão de visita.
Qual a Importância de um Cartão de Visita?
Possuir um cartão de visita bem organizado e com uma boa estética pode significar tudo para o alavancar da sua marca, é essencial passar uma boa primeira impressão, e como o cartão de visita é a sua auto-apresentação, é desejável que seja bem atraente.
Faça com que o seu futuro cliente tenha memórias frescas sobre sua empresa, reforce a sua credibilidade e legitimidade, fazendo da sua noção de profissionalismo a melhor possível. Sendo uma ferramenta de marketing móvel e tradicional, ela pode facilitar o processo de criação e manutenção dos seus novos clientes, assim como criar futuras oportunidades de negócios.
Mesmo nesta era digital, ainda vivemos num contexto em que a troca de experiências e a colaboração mútua são protagonistas do desenvolvimento de uma empresa, já que, graças ao mundo globalizado, podemos fazer uma grande união cultural.
Bons cartões de visita podem proporcionar excelentes conversas, este elemento fala sobre a marca, por isso, não o deixe de lado. Se hoje em dia não precisa de utilizar tanto o cartão de visita em papel, pode fazê-lo também em formato digital.
A Construção Ideal do Seu Cartão de Visita
Com o objectivo de tornar o seu negócio conhecido, os cartões são uma forma simples de estabelecer uma marca no mundo empresarial, muitas vezes bem disputado. Então, desenvolver uma boa construção do seu cartão é fundamental!
Para que o cartão em questão seja bem sucedido, nele deve constar o logotipo da sua empresa, o slogan de publicidade e informações de contacto primordial.
Isto possui algumas vantagens – uma delas é sua acessibilidade, e o seu baixo custo, encaixando-se em qualquer tipo de orçamento, podendo até melhorar o design da sua marca.
Coloque o ADN da sua marca no cartão, isso mostra dinâmica, e talvez uma identidade mais jovem. O layout pode conter pontas arredondadas, recortes que acompanham o contorno do logo, alguns ainda possuem formato de circunferência, ou até mesmo formatos temáticos.
Aposte num design colorido e vibrante, tente utilizar padrões, aplicando acabamentos especiais, além de poder utilizar papel ou outros materiais especiais para a sua impressão.
Tamanhos e Dimensões
Não pense que a dimensão ou o tamanho do seu cartão de visita é insignificante, pelo contrário, ele não pode ser pequeno demais ao ponto de ser facilmente perdido, ou tão grande que nem cabe na carteira do seu futuro cliente.
Tamanho Europeu
Na Europa, os cartões de visita possuem um tamanho padrão de 85 x 55 mm, não conseguindo tolerar desvios caso estes aconteçam.
Tamanho Americano
O padrão americano possui o formato com dimensões de 80 x 50 mm, idêntico a um cartão de crédito, que hoje em dia é o padrão mais procurado no momento de fazer os cartões de visita.
Outros Tamanhos
Existem outros modelos de tamanhos, como o brasileiro, que é 90 x 50 mm, porém este tamanho não é muito aceite por causa da sua abrangência em torno de empresas que acabam por valorizar mais a quantidade de espaço disponível para distribuir a escrita e a parte estética do cartão.
O cartão de visita japonês é chamado de “meishi”, e possui as dimensões de 91 x 55 mm, e sendo a troca de contactos para a população um ritual, evite improvisar quando houver uma troca entre empresas desse país.
Seja Criativo, e Não Perca o Foco!
Não tenha medo de inovar e sair dos padrões ditos “normais”, tome em consideração o equilíbrio entre a mensagem que você quer passar e a identidade visual da sua marca.
Não subestime a importância de um cartão de visita para o desenvolvimento do seu negócio. Irá reflectir directamente nos seus potenciais contactos, e não negue o marketing digital, desenvolva-o, e esteja sempre de olho no futuro!