google seo

Google SEO: Como Obter os Melhores Resultados

Quando alguém constrói um site, a primeira coisa que a pessoa quer é que o mesmo tenha notoriedade e visitas. Deste modo, vai querer que quando as pessoas pesquisem pela sua empresa, marca ou serviços/produtos que oferece, o seu site apareça primeiro e só depois os sites da concorrência.

Ora, há maneiras de melhorar o posicionamento do seu site e as ferramentas do Google SEO são uma delas. Mas será que está a tirar o máximo proveito dessas ferramentas? Descubra neste artigo e saiba como obter os melhores resultados com o Google SEO!

O que é SEO?

SEO é a sigla em inglês para Search Engine Optimization e traduz-se em optimização para motores de busca, para que este apareça nos primeiros resultados quando se está a fazer uma pesquisa online. Esta posição está relacionada com uma palavra-chave pré-definida. 

Como é que isto acontece? Podemos pôr isto como uma equação de três elementos- calma, não estamos a falar de números! Estamos a falar de si, do mecanismo de pesquisa e dos pesquisadores. Se, por exemplo, tem um artigo sobre moda sustentável, vai querer que o mecanismo de pesquisa – que é o Google a maior parte das vezes – mostre o artigo como um dos primeiros resultados, quando alguém pesquisa algo com “moda sustentável”.

Tenha em atenção que é mais provável que o seu artigo seja aberto se aparecer nos 5 primeiros resultados, do que se estiver mais para baixo, ou ainda se estiver apenas numa das páginas seguintes. 

Ferramentas de SEO Para Otimizar o Seu Site

Há inúmeras ferramentas que o podem ajudar a optimizar o seu site e melhorar o seu posicionamento. Pode encontrar desde ferramentas gratuitas, a ferramentas que tem de pagar para utilizar. De seguida, fizemos uma lista com 5 ferramentas gratuitas oferecidas pela plataforma Google. 

Planeador de Palavras-chave – Google Ads 

Esta ferramenta permite fazer a pesquisa de palavras ou expressões que estejam mais relacionadas com o seu serviço. Além disso, fornece informações sobre essas palavras: da frequência com que são pesquisadas e como é que essa pesquisa foi mudando ao longo do tempo. Com o planeador de Palavras-Chave, obtém estimativas de lances para cada palavra-chave, o que o ajuda a precisar o seu orçamento de publicidade. 

Google Trends

Com esta ferramenta, pode-se saber quais são os tópicos que as pessoas mais pesquisam, e ficar por dentro da mente do seu público-alvo. O Google Trends apresenta dados sobre a frequência com que um termo é pesquisado tendo em conta aspectos geográficos. 

Há formas de tirar o máximo de proveito desta ferramenta, dependendo dos dados que precisa. Se pretende pesquisar sobre os termos mais populares, a melhor opção é consultar as “Histórias e as Estatísticas Mais Recentes do Google Trend”; se o objetivo for explorar os seus conceitos, pode simplesmente pesquisar o termo. Esta pesquisa pode ser feita comparando dois termos ou restringindo a pesquisa em termos temporais e geográficos para coincidir com o seu público-alvo.

Google Search Console

O Google Search Console é uma ferramenta importante para saber como os usuários chegaram até ao seu site. Esta interface chamava-se Webmaster Tools até 2015. O Google Search Console permite analisar o tráfego do site e ver o desempenho nas pesquisas. Se o desempenho não for o melhor, esta ferramenta informa como corrigir os problemas que estão a causar a má performance, e ajuda também a destacar as páginas nas pesquisas. 

Google Analytics

Esta ferramenta ajuda a monitorizar sites e apps e interage com outros serviços da Google, como por exemplo, o ADS e o Search Console. Esta ferramenta permite-lhe perceber quais são os momentos em que os visitantes vão mais ao seu site, ajudando-o a entender qual o melhor horário para fazer quaisquer ações no mesmo. Para além disso, ajuda-o a descobrir possíveis causas para os visitantes abandonarem o seu site e perceber quais os dispositivos que os mesmos usam.

Google PageSpeed

O tempo que uma página demora abrir tem impacto no número de visitantes de um site: as pessoas não gostam de esperar, por isso, quando uma página é lenta a abrir, passam para outra. Esta ferramenta do Google vai exatamente ajudar a analisar e melhorar o desempenho e a velocidade de carregamento da sua página, para que não perca visitantes.

Pronto Para Obter os Melhores Resultados? 

Com as ferramentas gratuitas disponibilizadas pelo Google, nunca foi tão fácil obter informações para ajudar a promover e gerir o seu site. Para além das cinco ferramentas mencionadas aqui, a plataforma Google tem muitas mais e a maioria é de uso gratuito. 

Agora que já sabe como obter os melhores resultados, só falta pôr em prática!

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *