A capacidade de difundir um produto ou serviço é fundamental para as empresas. Muitas delas recorrem aos cartazes para chegarem a um target específico, afixando-os em lugares estratégicos.
Há praticamente duas opções na hora de elaborar um cartaz: ou usa uma das várias ferramentas para esse propósito, ou contrata uma agência para fazer o trabalho. Mas quais as diferenças entre as duas opções? Fique a saber neste artigo!
De Que Ferramentas e Agências Estamos a Falar?
É verdade, opções não faltam para elaborar um cartaz. Desde as ferramentas de poster maker, às várias agências de comunicação, a escolha pode tornar-se difícil, principalmente para os mais indecisos.
Em relação às ferramentas que auxiliam na hora de criar um cartaz, são de referir dois tipos. Por um lado, existem os aplicativos de software de edição, que se podem instalar no computador ou no telemóvel. Por outro lado, há as ferramentas online, onde não é necessário instalar nenhuma app, e o processo é feito de forma online.
No que toca às agências de comunicação, a APECOM – Associação Portuguesa das Empresas de Conselho em Comunicação e Relações Públicas, mostra que estas definem estratégias de comunicação, implementam ações de relacionamento com os diferentes públicos e promovem a imagem e reputação dos seus clientes. Estas agências podem tratar de várias questões relacionadas com a comunicação, desde o design gráfico ao branding, do marketing ao web design, ou podem ser especializadas em algumas dessas áreas e oferecer serviços mais direcionados.
Ferramentas
Vamos observar mais atentamente cada opção. Começando pelas ferramentas “poster maker” – estas podem ser utilizadas por qualquer um. Tanto as aplicações como os editores online oferecem uma variedade de templates e layouts para todos os gostos, sendo apenas preciso preocupar-se em adaptar os aspectos tendo em conta o cartaz que quer criar. Muitas destas ferramentas são grátis e têm algum tipo de guia que explica como trabalhar com elas.
Porém, acontece muitas vezes as versões gratuitas serem limitadas e o preço para usufruir da versão premium ser muito elevado. Até o editor Canva, que tem uma adesão maioritariamente positiva entre os seus utilizadores, tem os seus pontos negativos.
Agências de Comunicação
Como mostramos anteriormente, as agências de comunicação são especializadas em tratar das questões de comunicação das empresas. Elas ajudam a promover o seu negócio e ajudam-no a destacar-se das outras marcas.
Se optar por uma agência de comunicação para elaborar cartazes, a decisão mais difícil ao início poderá passar por escolher uma, pois a oferta é vasta e diversa. Para ajudar na escolha, aconselhamos que se informe bem sobre as agências que tem em mente, sobre os serviços que as mesmas fornecem e que tire algum tempo para ver o portfolio de cada uma.
Outro ponto menos positivo relacionado com a comunicação entre a empresa (cliente) e a agência de comunicação pode prender-se com o facto do fluxo de informação não ser imediato. No entanto, através de um planeamento prévio, uma boa gestão de tarefas e a partilha de conteúdos de forma online conseguem aproximar os dois lados e pôr as duas partes em contacto.
Agências de Design Gráfico
Falando especificamente nas agências de design gráfico, os seus serviços passam pela criação de peças que vão desde o layout de sites até materiais de promoção, tais como banners, cartões de visita e, claro, cartazes.
Se, por questões monetárias, não conseguir trabalhar com uma agência de design maior, uma boa opção que pode considerar é procurar agências mais pequenas. Deste modo, o preço dos serviços será mais acessível e o trabalho terá igualmente qualidade. Para além disso, este tipo de agências oferece mais proximidade com os clientes, uma vez que o tempo de resposta da agência será menor. Além disso, ao contratar uma agência mais pequena, vai ajudar a fortalecer a economia local.
Reflexões Finais
Ferramentas de poster maker ou agências de comunicação/de design gráfico, qual a melhor opção?
Pondo em retrospectiva tudo o que foi explorado neste artigo, as ferramentas, quer sejam online ou não, são práticas e baratas, na medida em que estão praticamente a um simples clique de distância quando quiser elaborar um cartaz.
No que toca às agências especializadas em design gráfico, estas têm profissionais cujo objetivo é tornar o seu produto ou serviço competitivos no mercado, através de uma comunicação eficiente, tendo sempre em atenção os seus objetivos e o público-alvo do seu negócio. Vimos que ao escolher uma agência de design mais pequena pode economizar tempo e dinheiro.
A partir destas conclusões, convidamo-lo a refletir sobre qual será a melhor opção na altura de elaborar o seu cartaz!