Hoje em dia, nem pensamos em questionar a importância da sua empresa ter uma página na web – é necessário, pois é imperativo ter uma boa presença digital, independentemente do segmento em que está inserida, podendo até mesmo garantir a sua credibilidade no mercado.
A Internet veio mudar o mundo dos negócios, e apesar de parecer difícil criar uma página web, este pode ser um processo mais tranquilo do que parece. Assim sendo, separámos aqui a importância e as várias razões que justificam a criação de um site, bem como estratégias para transformar uma página web num portal capaz de atrair mais clientes e oportunidades de negócio.
Porque é que Deve Criar Um Site Para o Seu Negócio?
Sabia que ao criar um site na web a experiência de compra dos seus consumidores muda drasticamente? As etapas que um potencial cliente irá atravessar para chegar até seu produto ou conteúdo e concluir a sua aquisição é totalmente modificado e melhorado.
Nesse novo modelo de compra e venda, antes do primeiro momento da verdade, o cliente já fez toda a pesquisa que necessitava na web sobre o que desejava adquirir, e depois chega o momento da verdade. O consumidor deixa de ter uma postura passiva, e passa a pesquisar as informações que lhe interessam.
A criação do seu site irá aumentar a visibilidade da sua empresa! As pessoas, hoje em dia, querem ter a sua independência de pesquisar por conta própria o que querem ou não possuir. Com uma produção periódica de conteúdo relevante em conteúdo escrito e/ou multimédia (quanto mais híbrido for, melhor), irá conseguir alavancar a sua marca, para além de construir uma autoridade na sua área de especialização.
O seu site irá gerar mais conversões, pois um site que consegue proporcionar uma boa e fácil experiência para o usuário, ajuda a converter os visitantes em leads, e por fim em clientes. Além disso, pode proporcionar uma experiência de exclusividade.
Qual é a Diferença Entre um Blog, Perfil nas Redes Sociais, e Um Site?
Mesmo tendo as suas diferenças, é importante que o seu negócio esteja presente nas três “plataformas”, já que as pessoas mudam de plataforma a toda a hora, tornando-se numa decisão inteligente ter o seu negócio presente em todos os meios disponíveis.
Para quem acha que os três são iguais, estão bem enganados. Um blog possui o objectivo de funcionar como uma revista virtual, que permitirá atrair os seus visitantes com o conteúdo publicado de uma forma mais contínua. É uma plataforma bastante dinâmica, contendo dicas, guias e artigos, aberto 24 horas para qualquer visitante.
Os sites funcionam como uma vitrine de uma loja, já que não são renovados com tanta frequência – o site de uma empresa funciona como um canal de informações essenciais, como preços, produtos, novidades e todos os contactos importantes.
Já os perfis nas redes sociais servem para atrair novos clientes e posteriormente construir uma relação mais próxima com o seu público alvo. Aqui, o conteúdo será consumido mais rapidamente, exigindo publicações recorrentes e bastante interactivas.
Como Criar Um Bom Site?
É sempre bom definir os seus objetivos antes de começar qualquer etapa, e com a construção do seu site não será diferente. Deve pensar na forma que deseja abordar o seu conteúdo e como ele será apresentado ao público. Pode ser através de uma loja virtual, um blog direccionado para a sua loja, ou começar uma comunidade online.
Lembre-se de registrar um nome de domínio. Pense num nome que seja atraente, e antes de tomar alguma decisão tente pensar em várias ideias. Após chegar a uma boa escolha, veja se esse domínio já foi escolhido ou não. Faça um nome curto, evitando hífens ou números, e evite nomes parecidos com outras empresas.
Crie boas imagens, atraentes, com uma excelente qualidade, elas vão dar ainda mais credibilidade ao seu conteúdo. Precisa de inspiração? Veja tutoriais no Youtube, e faça uma pesquisa exaustiva de conteúdos semelhantes àqueles que quer produzir pois quanto melhor conhecer o mercado, mais facilmente chegará aos seus objectivos. Ainda que fazer tudo pelas suas mãos seja mais barato, nada melhor do que confiar nas mãos de uma empresa de marketing digital, como a DEMARCA, para garantir que qualquer conteúdo publicado é potencializado ao máximo.
Faça de tudo para que o seu site seja apelativo aos olhos dos mecanismos de busca, assim eles saberão que ele tem autoridade no assunto – para isso deve utilizar estratégias como a utilização de palavras-chave, SEO, e o desenvolvimento de conteúdos rápidos com guias que facilitem a experiência de quem visitar o seu site.
Não Tenha Medo de Começar Algo do Zero, Avance!
Com certeza que a criação de um site é um dos melhores e mais significativos canais para o Marketing Digital, por isso ele deve ser pensado com muito cuidado e com foco no que sua empresa pretende conquistar. Por isso mesmo, contratar uma agência de web design é sempre a melhor escolha a considerar.
Viaje na onda destas novas tendências, e abrace as novas tecnologias, não tenha medo de errar e começar de novo, os limites estão apenas na sua imaginação.