Está na dúvida se deve ou não criar um site para a sua empresa? Ou ainda nem sequer pensou no assunto? Com o mundo cada vez mais voltado para o meio digital, há inúmeras oportunidades a surgir todos os dias que o podem ajudar a levar o seu negócio mais longe. Já pensou na facilidade com que poderá chegar ao seu público-alvo com uma plataforma online?
Neste artigo vai ficar a saber quais as vantagens da criação de um website e o que de bom pode trazer à sua empresa!
O Que é um Site?
Um website, ou site, é o sítio no mundo digital onde vai puder disponibilizar o seu negócio, sendo esta uma porta de entrada para a sua empresa. As pessoas podem aceder ao seu site através de um domínio – um endereço que remete para o conteúdo – onde irão conseguir ter acesso a um conjunto de páginas web.
Não existe apenas um tipo de site. Temos, como por exemplo, sites institucionais, lojas virtuais, blogs pessoais, entre outros. Para que o seu site funcione como um canal de comunicação eficaz entre a sua empresa e os seus clientes, o mesmo deve ter algumas características essenciais, como páginas que sejam rápidas e objectivas, um design optimizado para o uso em diferentes dispositivos, conteúdo de valor e informações actualizadas, o que vai fazer com que os usuários frequentem o seu site de forma mais recorrente.
Vantagens que um Bom Site Traz ao Seu Negócio
Confiar numa empresa de web design para fazer o seu site é uma boa maneira de assegurar os melhores resultados possíveis. Com uma equipa de profissionais focada nos seus objectivos, o resultado será uma resposta eficaz às suas necessidades. Deixamos-lhe aqui as principais vantagens que um bom site pode trazer à sua empresa:
1 – O Seu Negócio Passa a Estar Aberto 24/h por Dia, Todos os Dias
Já viu o que é poder ter o seu negócio sempre aberto? Ao contrário das lojas físicas, ter um site significa que não há um horário convencional que os clientes vão ter de seguir, havendo a facilidade de conseguirem fazer uma compra ou solicitar uma informação, independentemente da hora.
2 – Chegue a um Maior Número de Pessoas
Com um site funcional, o alcance do mesmo vai ser muito maior, o que se reflecte numa maior audiência e mais potenciais clientes. Não se fique apenas pelo seu bairro ou cidade: ter um site significa passar as barreiras geográficas e conseguir chegar ao outro lado do mundo!
3 – Economize Tempo
O facto de as pessoas poderem pedir informações a qualquer hora do dia vai fazer com que precise de estar mais atento às redes sociais e meios de comunicação, tal como o seu e-mail. Uma solução eficaz para poupar tempo e não ter que estar sempre a responder às mesmas perguntas é fazer uma lista das perguntas mais frequentes e criar um espaço exclusivo onde estarão as respostas – o conhecido FAQ (Frequently Asked Questions).
Outro aspecto que lhe permite economizar tempo é o facto de o site oferecer a possibilidade de se manter atento e actualizado a grande parte das interações com o seu negócio, independentemente de onde esteja.
4- Transmita Credibilidade
Se o seu website tiver boa qualidade, ou seja, se for funcional, rápido, responsivo e tiver um bom design, isso vai fazer com que o seu negócio tenha uma boa imagem no ambiente digital o que irá aumentar a credibilidade do mesmo e a confiança do seu público na sua empresa.
Actualmente, as pessoas deduzem quase desde logo que as empresas têm algum tipo de presença online. Os clientes provavelmente desconfiariam se não tivesse um número de telefone ou endereço físico, e o mesmo pode ser dito por não ter um site ou um endereço de email.
5- Acompanhe a Concorrência
Uma das grandes preocupações nos vários ramos de negócio é a concorrência. É muito provável que empresas concorrentes já estejam presentes no mundo online. Deste modo, ter um bom site vai permitir que esteja ao mesmo nível dessas empresas, e até que consiga manter-se na frente da “competição”.
6 – Obtenha um Maior Conhecimento Acerca do Seu Público
Com as ferramentas de análise, como por exemplo, o Google Analytics, vai perceber melhor qual o comportamento dos seus visitantes. Isto porque estas ferramentas permitem-lhe saber coisas como de onde vem o seu público, quanto tempo é que os visitantes ficaram no seu site, a sua idade, género, etc…
Tendo em conta esses dados, pode fazer abordagens e campanhas de marketing muito mais direccionadas e eficazes.
Não Perca as Oportunidades!
Agora que já sabe quais são as vantagens para o seu negócio ao criar um bom site, só falta pensar no design e conteúdo que pretende colocar no mesmo e arrasar com a concorrência. Não perca oportunidades, crie-as!