design cartaz

Os Vários Tipos de Design de Cartaz

Decerto que no seu dia-a-dia já se deparou com vários cartazes afixados na rua ou em estabelecimentos. Também reparou certamente que esses cartazes têm diferentes características e utilizam variadas técnicas – cores, tipografia, palavras-chave – consoante a sua finalidade. Hoje, vamos falar sobre os vários tipos de design de cartazes que existem e quais as principais diferenças entre eles. 

Cartazes: uma Coisa do Passado? 

É verdade que as novas tecnologias fizeram com que as informações e as mensagens se conseguissem transmitir de forma mais rápida. Em vez de levarmos os panfletos das promoções do nosso supermercado favorito para casa, é mais cómodo irmos à caixa de entrada do email e vermos quais as novidades do dia. Também podemos ver quais os eventos culturais que vão acontecer na nossa cidade, na próxima semana, através de uma pesquisa rápida no Google.

Porém, desengane-se quem pense que os cartazes já não têm utilidade. De facto, esta ferramenta de marketing, que nada mais é do que folhas de papel impressas afixadas em sítios estratégicos, continua a ser uma boa técnica para passar uma mensagem de forma rápida e práctica a um determinado público-alvo. Por isso, as empresas continuam a apostar nesta forma de comunicação.

Tipos de Cartazes

Dependendo do seu objectivo, os cartazes podem ter diferentes finalidades – informar, levar a uma mudança de comportamento ou apelar à compra. Neste sentido, é verificável a existência de diferentes tipos de cartazes. De seguida, vamos mostrar-lhe os 6 tipos mais usuais: publicitários ou promocionais, de eventos, informativos, sociais, políticos e motivacionais.  

1 – Cartazes Publicitários ou Promocionais

Estes tipos de cartazes são bastantes comuns e é provável que os veja afixados em vários sítios. Os cartazes publicitários ou cartazes promocionais têm como objectivo promover uma empresa ou marca, de forma a vender determinado produto ou serviço. Podem remeter para algo que tenha sido lançado recentemente ou podem servir para chamar a atenção sobre algo já existente no mercado. Os cartazes comerciais pretendem, portanto, levar a uma acção e têm que ter, por isso, um bom CTA (call to action).

2 – Cartazes de Eventos

Os cartazes de eventos são de carácter informativo e têm como objectivo divulgar eventos relacionados com a cultura, educação, mundo empresarial, etc… O objectivo é mobilizar as pessoas a estarem presentes num determinado espaço, a um determinado dia e hora. Deste modo, estes cartazes podem estar relacionados com exposições de arte, teatros, concertos, filmes, festivais e concentrações, entre outros. Aqui o mais importante será sempre uma hierarquia de informação bem pensada, de forma a que as pessoas, com um rápido olhar, percebam onde devem estar, a que horas, para que tipo de evento.  

3 – Cartazes Informativos

Relativamente a estes cartazes, tal como o nome indica, os mesmos pretendem informar ou educar o público sobre algum assunto. Os cartazes informativos têm como objectivo levar a mudar algum tipo de comportamento. Este apelo à mudança pode ser tão simples como incentivar a reciclar ou a gastar menos água.

Normalmente, estes cartazes não requerem nenhum conhecimento prévio do assunto e são muito utilizados nas escolas porque são uma forma criativa de transmitir conhecimentos. 

4 – Cartazes Sociais

Falamos de mais um tipo de cartaz que pretende levar a uma mudança de comportamento – desta vez tendo em vista a correcção de comportamentos cívicos. Os cartazes sociais abordam problemas existentes na sociedade e que afectam a vida de quem tem um determinado tipo de comportamento.

Como exemplos de temas presentes nos cartazes sociais podem ser referidos os apelos à segurança rodoviária. Uma das estratégias utilizadas nestes cartazes é mexer com a sensibilidade do público-alvo através de frases-chave fortes ou imagens poderosas. 

5 – Cartazes Políticos

Os cartazes podem também servir para fins políticos. Neste sentido, a finalidade é difundir os ideais de um partido, reforçar a sua credibilidade e fazer com que o mesmo tenha mais apoiantes. Os cartazes políticos são uma característica do período da União Soviética, onde foram muito utilizados para promover o sistema político adoptado – o comunismo.

É comum haver mais cartazes deste tipo espalhados pelas ruas em altura de eleições, para dar a conhecer os candidatos e as ideias defendidas pelos mesmos e pelos seus partidos. Nesta altura, cartazes com o apelo ao voto também são bastante comuns.  

 6 – Cartazes Motivacionais

Sente-se mais em baixo? Então um cartaz motivacional pode ajudar. Este tipo de design contém frases motivacionais, com imagens de fundo inspiradoras, que têm como objetivo provocar emoções positivas a quem os lê.

Os cartazes motivacionais podem incentivar a aproveitar a vida, a não desistir dos seus objectivos ou simplesmente apelar a que respire fundo e tenha calma. Desde o início do século que têm ganho cada vez mais popularidade, sendo que muitos desses designs acabam por ser aproveitados para t-shirts e para outras peças de merchandising.

Reflexões Finais

O mundo dos cartazes é extenso e a criatividade neles presente consegue surpreender as pessoas, muitas das vezes. Através de objectivos e mensagens bem definidas, os cartazes despertam a atenção do seu público através da sua palete de cores, da hierarquia visual, dos tipos de letras escolhidos e da sua simplicidade. Lembre-se: Um cartaz bem feito, irá certamente chamar a atenção do público que pretende captar!

Depois deste artigo, já saberá distinguir os vários tipos de cartazes quando passar por eles!

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *