criar um blog

Criar um Blog: Por Onde Começar

Um dos motivos principais pelo qual muitas pessoas sentem necessidade de criar um blog, ou criar um website, é o facto de que, com a ajuda deste, poderá impulsionar o marketing digital da sua empresa, bem como atrair uma grande visibilidade para a sua marca. A criação de um blog acaba por ser uma boa estratégia para projectos pessoais ou de negócios. 

Esta estratégia pode trazer um bom retorno, pois um blog não irá exigir grandes investimentos de início, para além de o ajudar a desenvolver esquemas para alcançar um objectivo de longa data. Para entender um pouco mais sobre como criar um blog e qual a sua importância, selecionámos algumas dicas que irão ajudar. 

O Que É, Afinal, Um Blog?

Se pensam que um blog e um website são a mesma coisa, estão algo enganados. Um blog é um tipo de website, mais especificamente uma página na Internet que reúne diversos conteúdos, podendo estes ser em forma de texto, áudio, imagem e até mesmo vídeo, como se tratasse de uma grande biblioteca com inúmeros temas onde o utilizador escolhe o que ler de acordo com as suas preferências. 

Um blog pode ser utilizado como um meio de exposição pessoal ou de trabalho, com especializações em certos assuntos, tais como blogs de moda, de beleza, entre outros, podendo promover a sua própria marca ou de empresas parceiras. Após ganhar notoriedade num determinado tema, esta ferramenta acaba por se tornar numa referência no assunto, aumentando o número de admiradores do seu trabalho. 

Ao criar um blog, irá aumentar a sua visibilidade, e com isso conseguirá também desenvolver um bom canal de divulgação. Consequentemente, tudo isto irá aumentar o número de clientes e de seguidores, bem como melhorar a sua relação com o seu público-alvo. 

Por Onde Deve Começar? 

Os passos para se criar um blog são idênticos aos da criação de um site, porém deve-se pensar cautelosamente, passo a passo. Tudo irá depender do seu esforço, pois terá que pensar em todo o processo desde que tipo de conteúdos vai produzir até à estratégia de marketing digital a adoptar.

Este processo pode parecer um “bicho de sete cabeças”, mas para ajudar a organizar as suas ideias, reunimos estas 5 dicas: 

  1. Para começar, deve planear e produzir os seus conteúdos, tendo sempre em mente três fatores: objectivo, utiizador e posicionamento. O objetivo é apenas gerar tráfego, ou também educar? Quais são as dúvidas ou questões que a audiência do seu blog possui? O seu posicionamento é parcial ou imparcial?

  1. A escolha do nome do blog é um dos aspectos mais importantes – após a escolha finalizada, não se esqueça de comprar o domínio do seu blog. Um domínio não é um endereço, mas sim uma “string”, isto é, uma sequência de caracteres onde irá identificar um site específico.

  1. Após o domínio estar feito, deverá escolher a melhor plataforma para a criação do seu blog. Essa estrutura funcionará nos bastidores do seu blog, tornando o conteúdo navegável e apelativo. Existem, hoje em dia, cinco plataformas principais que o ajudarão: o WIX, SquareSpace, Blogger, Joomla e Drupal, e a mais famosa, o WordPress. Ainda assim, nada melhor do que confiar nas mãos de uma agência de web design!

  1. Seleccione o seu fornecedor de hospedagem, já que é isso que irá garantir que o seu blog fique disponível na Internet. As empresas encarregues dessas funções irão manter o seu blog online, para além de armazenar todo o seu conteúdo disponibilizado. Pode utilizar plataformas como a GoDaddy, a Hostgator, ou a exclusiva da WordPress, Stage.

  1. Por último, mas não menos importante, não se esqueça de adoptar uma boa estratégia de marketing. Algumas das ferramentas mais eficazes que pode usar são a utilização de palavras-chave com um grande volume de pesquisas, uma forte presença nas redes sociais e uma boa estratégia de SEO. 

Faça um Blog à Sua Imagem, e Divirta-se!

Após reflectir sobre cada passo que deve tomar, agora basta colocar o seu blog pronto a funcionar! Divirta-se a criar e a partilhar o seu conteúdo, fique atento a todas as novidades, mantenha-se sempre actual e faça as melhores decisões possíveis para levar a sua marca ao sucesso. Mas acima de tudo, divirta-se com o seu projecto!

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