Um cartão de visita é a cara do seu negócio, é o primeiro contacto que os clientes e parceiros têm consigo. No entanto, há alguns aspectos que tem de ter em conta antes de comprar cartão de visita. Continue a ler e descubra quais são!
Ainda Vale a Pena Investir em Cartões de Visita?
A resposta é sim! Apesar da constante evolução tecnológica e do mundo digital ser uma mais-valia para a promoção do seu negócio, levando-o a diferentes partes do mundo, os cartões de visita são uma forma eficiente de impactar um possível cliente ou parceiro.
Um cartão de visita bem feito dá um ar de profissionalismo e mostra que não deixou nada ao acaso. Por esse motivo, encomendar um cartão de visita a uma agência de comunicação/ publicidade é uma boa opção para ter um resultado profissional e que seja fiel à mensagem que quer passar.
Aspectos a Ter em Conta na Hora de Comprar um Cartão de Visita
Tendo um papel tão importante na difusão do negócio, no momento de comprar um cartão de visita é crucial ter em mente alguns detalhes. Neste sentido, deixamos aqui 5 aspectos que o vão ajudar:
1- Perceber a Personalidade da Marca
Um cartão de visita deve transmitir fielmente a imagem de um negócio. O que é que isto quer dizer? Significa que tem de transmitir a personalidade da marca.
Neste sentido, terá de perceber se a sua marca tem um carácter mais sério ou mais descontraído, pois isto conduzirá à escolha do template mais adequado: um template mais simples e sóbrio ou um mais informal e colorido.
2- Saber Quais as Informações a Colocar no Cartão
Sendo o cartão de visita uma forma das pessoas o contactarem posteriormente, é importante que estas saibam como fazê-lo. Posto isto, deve colocar informações importantes através das quais as pessoas saibam como entrar em contacto consigo, facilmente: o seu nome, cargo, números de telemóvel e telefone, e-mail, site, as páginas das redes sociais e a morada da empresa – pois estes são dados que rapidamente levarão as pessoas até si.
3 – Pensar nas Cores da Marca
Pode parecer algo irrelevante, mas a verdade é que ter em conta as cores que representam a sua marca é um detalhe que ao qual deve dar atenção na hora de comprar um cartão de visita.
As diferentes cores têm vários significados e influenciam o estado de espírito de quem as observa. Dando alguns exemplos: o azul transmite serenidade, o vermelho é associado a um aumento do apetite e o preto liga-se à elegância. Tendo em conta a marca, o objectivo da comunicação e as sensações que pretende reflectir, deve analisar quais as cores que melhor se adequam à mensagem que pretende transmitir.
4 – Que Fontes Escolher?
Uma questão que deve ter em conta em termos de design é o tipo de letra que vai escolher. A fonte deve ser escolhida de acordo com o seu negócio, transmitindo um ar mais sério, ou mais descontraído, de acordo com o mesmo. Neste sentido, deve-se pensar qual o tipo de letra transmite melhor a mensagem – fontes serifadas transmitem elegância e confiança, enquanto que fontes não serifadas são mais simples e proporcionam uma boa leitura.
Se está a pensar usar mais do que uma fonte, tenha em atenção que o número máximo recomendado é até duas fontes.
5 – Tenha em Atenção Aspectos Técnicos
Quando nos estamos a referir a detalhes técnicos, podemos começar por mencionar o tamanho de um cartão de visita. É importante perceber que o cartão não pode ser demasiado pequeno, correndo o risco de se perder facilmente, nem grande demais, ao ponto de não caber na carteira do seu futuro cliente. A opção mais segura será um cartão à medida de um cartão de crédito.
Para além disso, outro ponto técnico que deve ter em atenção é a sua preferência entre um modelo de cartão de visita mais conservador, ou mais inovador – com pontas arredondadas ou com recortes que acompanham o contorno do logo, por exemplo.
A escolha do material é outro pormenor que deve ser pensado antes de comprar um cartão de visita, havendo a opção mais comum do papel, ou então materiais como alumínio ou plástico.
Que Características Terá o Seu Cartão de Visita?
Não deixe de aumentar o seu networking porque o seu cartão de visita não transmite a alma do negócio. Antes de comprar um cartão de visita, faça uma pesquisa de mercado sobre quais os aspectos que são necessários para chegar até ao seu público-alvo de forma eficaz, para que consiga o melhor resultado!