Com o rápido avanço das plataformas de comunicação online e a facilidade e rapidez na difusão de informação, os cartões de visita das empresas são uma coisa do passado, certo? Na verdade, não é bem assim e nós explicamos o porquê. Neste artigo, vamos mostrar como um cartão de visita continua a ser de grande importância para dar a conhecer o seu negócio e não só. Continue a ler e saiba tudo!
Cartões de Visita Num Mundo Cada Vez Mais Digital
É inegável que a presença de uma empresa no mundo digital é de extrema importância, podendo chegar a novos públicos. Para além de darem a conhecer a sua missão e os seus valores, ter um website onde a empresa pode mostrar os trabalhos feitos é também uma mais-valia para se destacar da concorrência.
Porém, não se devem descartar as formas mais “tradicionais” de comunicação, pois é só com uma estratégia de comunicação completa que uma empresa consegue solidificar a sua presença no mercado. Deste modo, faz todo o sentido falar dos cartões de visita como uma importante forma de comunicação.
A Sua Importância
Os cartões de visita – que nada mais são do que pequenos cartões com os dados de contacto de uma empresa – podem fazer muito pelo seu negócio: assim que entrega um cartão de visita, está a aumentar o networking da sua empresa, ajudando a impulsionar novas parcerias e conquistar novos clientes. Através deste pedaço de papel, consegue passar, desde logo, um pouco da imagem da sua empresa, além de que a torna mais credível.
Elementos a Considerar Na Criação de Um Cartão de Visita
Na hora de fazer um cartão de visita, vai querer que este cumpra os requisitos tanto estéticos, como funcionais, de modo a atrair futuros clientes ou parcerias. Neste sentido, reunimos 6 regras fundamentais que vão tornar o seu cartão eficaz.
1- Encontre o Template Adequado
Como dissemos anteriormente, um cartão de visita consegue passar desde logo a imagem de uma empresa ou negócio. Neste sentido, é importante que o design do cartão seja um reflexo da sua empresa ou do serviço que presta. Pode usar um template mais simples e ‘clean’ se quiser passar uma ideia mais séria, ou pode fazer um cartão mais colorido e menos formal se o seu negócio for, por exemplo, passear cães.
2- Atenção à Tipografia
Com o template escolhido, é importante que a tipografia siga o mesmo tom. Na altura de escolher os tipos de fontes, opte por usar as do seu website ou de outro material de marketing. Destaque as informações mais importantes como o seu nome ou nome da empresa.
3- Escolha o Tamanho e a Forma
Normalmente, os cartões de visita têm uma forma rectangular e são do tamanho de um cartão de crédito. Pode optar por seguir o formato convencional, mas pode também seguir um caminho diferente e mudar para pontas redondas ou utilizar outras formas. É importante dizer que o tamanho e a forma pela qual optar vai afectar o tamanho do texto e a quantidade de informação que poderá colocar.
4- Organize a Informação
O que irá escrever num cartão de visita pode variar, mas convém que estejam presentes as informações principais, que permitam a possíveis clientes saber facilmente como entrar em contacto consigo, como por exemplo o seu nome, nome da empresa, telefone, e email.
Independentemente da informação que escolha partilhar, esta deve ser clara e distinguível, mas deve também haver harmonia entre todos os elementos presentes.
5- Não se Esqueça do Logotipo
Para além das informações principais, é importante ter no seu cartão de visita outro elemento que identifica a sua marca: o logotipo. Considere colocar num dos lados do cartão apenas o seu logo, de modo a conseguir captar a atenção dos potenciais clientes.
6- Não Menospreze o Espaço em Branco
É importante dar as informações necessárias, mas é igualmente importante deixar os elementos “respirarem” e deixar algum espaço em branco, de modo a que quem estiver a ler o cartão saiba exatamente para onde olhar. A existência de demasiados elementos vai fazer com que haja uma competição pela atenção do leitor e não vai haver nada que se destaque.
Não Deixe de Ampliar a Seu Network
Ainda acha que os cartões de visita são uma opção a esquecer? Certamente que não. Aliados a uma comunicação digital forte, os cartões são mais um elemento importante para se destacar. Na altura de elaborar o seu cartão de visita, não se esqueça: siga estas seis dicas e torne o seu cartão ainda mais eficiente!