Criar um logotipo é dar identidade a uma marca. Por este motivo, uma das coisas que qualquer empresa deve apostar no início do seu negócio é na criação de um logotipo próprio. As empresas podem deixar a elaboração do seu logo com uma equipa de comunicação interna ou podem recorrer a agências de comunicação e a pessoas especializadas nesse serviço.
Mas quais são os preços que deve esperar na altura de procurar este tipo de serviço? Fique a saber neste artigo!
A Importância de Um Bom Logotipo
Antes de avançarmos para a sua importância, vamos falar do que é, afinal, um logotipo. Um logo de uma empresa é um símbolo visual que pode ter uma imagem, texto, forma ou uma combinação dos três, e é através dele que os consumidores conseguem identificar marcas e fazer a distinção entre empresas. Quer um exemplo de como um logotipo pode ser eficaz? De certeza que quando vê um anúncio com o “M”, o associa logo à famosa marca de fast food McDonald ‘s. É este o poder de um logo.
Neste sentido, um bom logotipo é uma mais-valia para qualquer marca: consegue dar uma boa primeira impressão, o que incentiva os clientes a interagirem com a marca; ajuda a criar uma identidade própria e faz com que a marca se consiga distinguir da concorrência.
Certamente que quando precisar de um logo, vai querer que este seja eficaz e corresponda ao propósito de conseguir destacar-se e ficar na cabeça dos consumidores. É nesta altura que é importante começar a pensar em quem vai confiar para elaborar o serviço. Depois de alguma pesquisa, os designers tentam encontrar as melhores formas para destacar o logotipo e, por sua vez, a marca.
Logos e Preços
Na altura em que precisar de um logotipo, a escolha de quem irá realizar o trabalho – agências de comunicação ou designers freelancer – pode ser difícil, devido à grande oferta existente no mercado, bem como aos preços praticados.
De modo geral, pode-se falar em três níveis de preços quando se trata de elaborar um logotipo. Começando pelos logos mais baratos, normalmente o processo de criação por parte do designer é mais curto. Neste sentido, o designer informa-se acerca do que o cliente tem em mente para o logotipo – em relação a cores, fontes, símbolos. A partir da informação obtida, são feitos alguns rascunhos e o designer mostra ao cliente. A partir da preferência do mesmo, o profissional melhora o logo e envia o produto final.
Se estivermos a falar num preço um pouco mais elevado, o processo tende a ser mais detalhado. Com um preço médio, o designer define a criação do design, cria vários conceitos e escolhe o conceito que melhor comunica os valores e a mensagem que a marca do respectivo cliente quer passar. De seguida, apresenta a proposta de logotipo e pode haver uma revisão com base no feedback. No fim do processo, o designer prepara as diferentes variações de cor, bem como a composição do logotipo em si e projeta as directrizes de marca.
Passando para um terceiro nível, que corresponde a um preço mais elevado ainda, o processo é muito parecido com um orçamento de nível médio. A principal diferença é que o processo aqui envolve uma equipa de designers e profissionais de marketing. Com um preço mais elevado, a fase de pesquisa é mais completa, há mais ideias na mesa e pode haver espaço para a participação do cliente ou de um grupo de foco do cliente.
Diferentes Preços, Diferentes Resultados
As diferenças nos preços da criação de um logotipo vão refletir-se nos resultados obtidos. Com um logo de baixo orçamento, o que o cliente recebe é apenas o logotipo em si. Um preço mais baixo é normalmente praticado por designers que não têm a elaboração de logotipos como trabalho principal.
Em relação a um logo de médio orçamento, devido ao processo mais elaborado, é de esperar que os resultados sejam maiores. Deste modo, o cliente recebe diferentes variações de logotipo, um guia de estilo da marca e, dependendo de quanto estiver a pagar, pode ainda receber gráficos adicionais.
Com um logo de alto orçamento, os resultados são ainda melhores: o cliente obtém uma estratégia de marca, diversas criações de logotipo, o guia de estilo de marca e todos os gráficos que precisa.
Um Investimento Que Fará Toda a Diferença!
Tendo em conta as informações expostas neste artigo, podemos ver que as diferenças entre baixo, médio e alto orçamento fazem diferença tanto a nível do processo, como a nível dos resultados obtidos.